Follow

Como rodar uma fila de processos no ANSYS AIM

Frequentemente nossos clientes indagam sobre a possibilidade de rodar uma fila de estudos, seja para o AIM ou para outra ferramenta da ANSYS. De forma geral essa estratégia é conhecida por rodar a simulação em Batch. O batch nada mais é do que um script que pode ser criado pelo usuário em qualquer ferramenta de texto (Word, Bloco de Notas, Notepad++ etc) que possui a capacidade de passar uma função ao windows. A partir de um arquivo Batch o usuário pode definir várias simulações diferentes para serem solucionadas em fila, uma após a outra. 

O Principal benefício desta tecnologia é a versatilidade que é proporcionada ao usuário. Vários modelos diferentes podem ser configurados e preparados durante o expediente por exemplo, momento em que o engenheiro ou especialista das simulações está de fato colocando a mão na massa. Então, antes de sair do trabalho, este mesmo usuário pode rodar o arquivo Batch e o ANSYS irá calcular cada um dos problemas definidos em fila, aproveitando o tempo em que o usuário está fora de empresa, para que no dia seguinte ele tenha todas as soluções. Este recurso pode ser estendido para finais de semana e feriados, proporcionando assim alta produtividade. 

Como exemplo: Digamos que eu tenha meu AIM instalado no diretório padrão do ANSYS no C: e que eu tenha 03 estudos diferentes no E:, que se chamam respectivamente ProjetoA, ProjetoB e ProjetoC

O script para rodar em Batch no AIM segue a seguinte estrutura:

"C:\Program Files\ANSYS Inc\V182\Framework\bin\win64\runwb2.exe" -wASimHTML -cASimUI -X -F"E:\ProjetoA.wbpj" -E"Update();Save(Overwrite=True)"

O código apresentado carrega a versão 18.2 do AIM que está instalada na pasta padrão do ANSYS e será responsável por acessar o caminho E: (marcado em vermelho) no qual estará o projeto a ser estudado (ProjetoA - em azul). De forma geral, apenas os endereços dos diretórios e nomes dos projetos devem ser modificados neste script conforme a necessidade. 

Assim, retornando ao exemplo fornecido: Para rodar nossos três projetos distintos, preciso escrever um documento de texto com o seguinte código:

 

"C:\Program Files\ANSYS Inc\V182\Framework\bin\win64\runwb2.exe" -wASimHTML -cASimUI -X -F"E:/AIM18X/ProjetoA.wbpj" -E"Update();Save(Overwrite=True)"
"C:\Program Files\ANSYS Inc\V182\Framework\bin\win64\runwb2.exe" -wASimHTML -cASimUI -X -F"E:/AIM18X/ProjetoB.wbpj" -E"Update();Save(Overwrite=True)"
"C:\Program Files\ANSYS Inc\V182\Framework\bin\win64\runwb2.exe" -wASimHTML -cASimUI -X -F"E:/AIM18X/ProjetoC.wbpj" -E"Update();Save(Overwrite=True)"

Depois, basta salvar este arquivo com a extensão .bat  e o arquivo batch estará preparado. Quando o usuário der dois cliques neste ícone, o AIM Será aberto e calculará o primeiro modelo - ProjetoA, salvará os resultados e será fechado. Então a linha dois do código será lida e o mesmo processo será repetido para rodar os outros dois projetos. A principal vantagem é que somente uma licença é utilizada no processo, tornando todo o cálculo robusto. 

 Webp.net-gifmaker__1_.gif

DICA:

Este procedimento funciona para o AIM como um todo, independente da física empregada. Assim, o projeto A poderia ser um caso CFD enquanto que o projeto B e C poderiam ser de problemas FEA e EMAG respectivamente.

DICA2:

Para alguns leitores este procedimento pode se mostrar interessante para casos em que o pré-processamento é feito em um computador enquanto que o cálculo será feito em outro. Recomendo que SEMPRE se rode o caso no próprio computador em que estão os arquivos do projeto. Caso contrário, o tempo de cálculo será dependente da velocidade de conexão da rede e certamente terá desempenho inferior ao desejado. Deste modo, certifique-se de copiar os arquivos da simulação para o computador que fará o cálculo e adapte o scrip para este novo caminho. 

DICA3:

O método aqui apresentado serve apenas para disparar os casos e salvar os resultados. Logo, todas as definições que serão respeitadas são aquelas impostas pelo usuário no setup do próprio AIM. Se quiser rodar com 4 cores ao invés de dois por exemplo, certifique-se de salvar seu projeto com 4 cores definidos e o arquivo Batch respeitará esta definição.

 

 Até o próximo post!

Atenciosamente,

Luiz Gustavo Franco Amaral

 

Was this article helpful?
0 out of 0 found this helpful
Have more questions? Submit a request

Comments


Powered by Zendesk